logo
  • Ligue agora:
    (21) 2229-7998
    (21) 3047-4071
  • Celular
    (21) 99953-0316

    E-mail:
    eduardoconnector@gmail.com

Eduardo Mendes Pereira – CRTH-BR 0388

Terapeuta Holístico
Terapia Corporal – Terapia Estética

HOLÍSTICO (termo de origem graga), significa o TODO. O homem não é apenas o corpo físico e perecível; o homem sente, pensa, e tais processos interferem em sua constituição.

A Terapia Holística busca harmonizar os desequilíbrios energéticos do corpo humano (um corpo em desequilíbrio fica doente), levando em consideração o estudo e a análise do cliente, olhando os aspectos físicos e emocionais. Os desequilíbrios na saúde e qualidade de vida de uma pessoa são avaliados através dos pontos reflexos.

A Terapia Holística utiliza métodos naturais e pouco invasivos. Entre as técnicas mais conhecidas de abordagem holística temos a acupuntura, o shiatsu, a quiroprática,etc.

 

Terapia Holística nunca deve ser confundida com qualquer forma de tratamento utilizado na medicina tradicional ou convencional.

A Acupuntura é o conjunto de conhecimentos das Técnicas Tradicionais Chinesas, que objetiva a terapia e o equilíbrio energético através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
É um método de terapêutico chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS (Organização Mundial da Saúde).
De acordo com a medicina chinesa a terapia por acupuntura visa a normalização dos órgãos por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico.

Todas as estruturas do organismo se encontram originariamente em equilíbrio pela atuação das energias Yin e Yang. Se estas energias estiverem em perfeita harmonia, o organismo, certamente estará saudável. Por outro lado, em desequilíbrio gerará a doença.

A arte da acupuntura objetiva, através de sua técnica e procedimentos, a estimular os pontos reflexos que tenha a propriedade de restabelecer a equilíbrio, alcançando-se, assim resultados terapêuticos.

Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura”, para obter efeito terapêutico em diversas condições.
Atribui-se o nome Acupuntura, a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção).

A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa).

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas.

É porque, na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas ou pelo aquecimento promovido por moxa, um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura.
Ciclo de geração dos cinco elementos: Fogo gera Terra, Terra gera Metal, Metal gera Água, Água gera Madeira, Madeira gera Fogo…

A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias baseadas no Taoísmo e sobre a dualidade Yin / Yang. O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. É um conceito hoje considerado quântico que os chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina. No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.

Existem muitas formas de constatação de desequilíbrios baseadas Técnicas Tradicionais Chinesas. Algumas delas são a pulsação, a observação e aspectos da língua, a cor e aspectos da pele.

Uma consulta baseada no modelo tradicional chinês pode levar de vários minutos a algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida incluindo a infância, expressão das emoções, a alimentação, hábitos e costumes.

O estímulo da agulha de Acupuntura atinge áreas do encéfalo mais elevadas, como o Hipotálamo e a Hipófise, promovendo o equilíbrio do funcionamento destes centros. Como a Hipófise é uma glândula, ocasionalmente chamada de Glândula Mãe, que coordena a função de diversas outras glândulas do corpo, o efeito da Acupuntura sobre este órgão afeta o funcionamento das Glândulas Supra Renais, da Tireóide, dos Ovários, dos Testículos, e assim tem ação terapêutica sobre a Hipertensão arterial, Dismenorréia, Tensão Pre Menstrual, Disfunções da Libido e outras patologias.

A Auriculoterapia (Acupuntura Auricular), pode ser utilizada para harmonização emocional ou física.

Seu fundamento é baseado no reflexo direto sobre o cérebro e, através deste, sobre o organismo. O uso dessa terapia associada a outras, dinamiza os efeitos benéficos de qualquer desequilíbrio.

A presença de pontos que representam órgãos ou região do corpo, sobre o qual tem efeitos reflexos, melhoram os sinais e os sintomas, equilibrando o organismo para impedir as enfermidades.

É indicado em caso de dores, desequilíbrios nevrálgicos, metabólicos, hormonais e também auxiliar em intervenções cirúrgicas.

Existem relações fisiológicas entre o pavilhão auricular e diversas partes do corpo. Quando um órgão ou parte do corpo apresenta algum problema patológico, surgirá uma alteração de sensibilidade ou de eletro condutibilidade em determinado ponto reflexo do pavilhão auricular. É uma técnica terapêutica de estimulação no ponto reflexo no pavilhão auricular visando um perfeito estado de equilíbrio.

Possui as vantagens de apresentar poucos efeitos colaterais além de ter aplicação ampla e manipulação simples.

O histórico do SHIATSU é tão antigo quanto a história da humanidade. Baseada nas Técnicas Tradicionais Chinesas, acredita-se que a terapêutica através do estímulo manual, de uma forma geral, seja um dos mais antigos métodos de tratamento, por ser as mãos a estrutura anatômica que possui maior sensibilidade e destreza.

A cura com o emprego das mãos é objeto de estudos e mencionada nos mais antigos artigos do Oriente como: China, Japão, India, Egito, Mesopotâmia. Uma das maiores obras surgiu na China – O Nei-Ching (2650 a.C.)
O Shiatsu, terapia em que se usa a “pressão dos dedos” é bem mais recente, mas não se sabe definir quando foi criado. É oriundo da utilização de diversas técnicas sino-japonesas.

Permite-se a utilização das pernas, dos pés, dos braços, das mãos e dos dedos para exercer várias formas de pressão sobre os meridianos ou canais energéticos. Existem também vários estilos e escolas, entre as quais as que estabeleceram o Shiatsu como terapia.

Somos adeptos do Zen Shiatsu, eclético, onde associamos o Shiatsu a outras terapias holísticas, objetivando a completa harmonização das energias que circulam através do nosso corpo.

Na terapia oriental, a harmonia energética no corpo humano é considerada essencial para a saúde. Todos os seus esforços se convergem para essa finalidade.

Assim como vimos no Shiatsu a manipulação do corpo humano é tão antiga quanto a própria história da humanidade. Existem gravuras rupestres que mostram a utilização de manipulações rudimentares, com data de 17500 a.C.

Estas manipulações terapêuticas também foram utilizadas pelos Astecas, Maias, Toltecas, Oltecas e Incas; assim como nas medicinas tibetanas, nepalenses, grega, árabe, egipcia, etc.

Segundo Hipócrates, o pai da medicina, a cura é um processo de dentro para fora. O nosso corpo possui uma energia vital que desencadeia um processo natural de cura.
“A arte da terapia vertebral é antiga … Tenho em grande estima aqueles que a descobriram bem como ao que me sucederão de geração em geração e cujos trabalhos contribuirão para a arte de curar”.

Nas nossas sessões de Shiatsu, utilizamos as técnicas da Quiroprática no sentido de “somar” esforços para se alcançar o equilíbrio e o bem estar.

(+ ventosaterapia, + auriculoterapia, + massagem modeladora)

O objetivo da DLM é de desintoxicar, nutrir e oxigenar as nossas funções biológicas, fazendo circular a água que fica estagnada e provoca edemas. Melhora a estética e causa uma profunda sensação de bem estar.
Em adição ao processo da DLM, utilizamos também com as nossas clientes:

* VENTOSATERAPIA: tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas causadas pela água e alimentos. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar a circulação sanguinea e até mesmo para redução de disfunções e gorduras localizadas.

* AURICULOTERAPIA: a acupuntura auricular é utilizada no tratamento de desequilíbrios energéticos, através de “pontos” situados no pavilhão auricular. Buscamos utilizar os pontos que são ligados ao processo de acúmulo de gorduras, reduzindo a ansiedade, melhorando o metabolismo e desenvolvendo uma reeducação alimentar.

* MASSAGEM MODELADORA: são técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico, empregadas por diversos povos desde épocas remotas. Ao estimular a circulação sanguinea e linfática, proporciona relaxamento, oxigenação das células, desintoxicando o organismo e descarregando tensões.

A DLM proporciona ao cliente um momento de puro relaxamento. Adequadamente efetuada por um especialista credenciado, há um aumento da linfa circulante no corpo, resultando uma melhor qualidade de vida.

Após algumas sessões temos por resultado:

  • Eliminação da celulite (aspecto casca de laranja);
  • Redução de gorduras localizadas;
  • Maior oxigenação da pele;
  • Coadjuvante no tratamento de micro varizes;
  • Dores nas pernas;
  • Regulagem do intestino;
  • Eliminação de toxinas;
  • Melhor digestão;
  • Sensação de desinchaço do corpo;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Melhor respiração.

Nosso corpo humano é constituido em mais de 60% por líquidos e, o nosso propósito é agir sobre o componente LINFA, de forma que nossas células que se encontram rodeadas de liquido intersticial recebam mais nutrientes e eliminem melhor os resíduos.

A terapia ativa o funcionamento desse sistema linfático, composto por vasos que recolhem o material usado pelas células e por 600 gânglios , importantíssimos para a imunidade do organismo.
Esses gânglios, por serem “meios preguiçosos” têm um processo lento de vazão da linfa – filtram de um a dois litros de líquido por dia, quantidade que pode ser bastante aumentada tendo como conseqüência o tecido conjuntivo mais enxuto, facilitando as trocas circulatórias, metabólicas e energéticas.

Como relaxamento é capaz de exercer um efeito sedativo, porque ativa o sistema nervoso devido as manipulações lentas, suaves e repetidas sobre a pele – principalmente quando aplicada sobre o rosto, cabeça e nuca. Ao mesmo tempo , quando aplicada no corpo com uma pressão e velocidade maiores, consegue atingir os vasos linfáticos mais profundos, oferecendo uma profunda sensação de alívio e bem estar.

Os florais foram descobertos pelo médico homeopata, bacteriologista e imunologista Dr. Edward Bach, nos anos 1928 a 1936, que dedicou sua vida para pesquisa de métodos naturais e integrais de tratamento, não paliativos, não invasivos, que atuassem no indivíduo como um todo. Inspirou-se na natureza encontrando nas flores os remédios sutis que procurava, criando assim, o seu sistema Floral.

Ao todo são 38 essências, além do composto Rescue Remedy, indicado para emergências. Das 38 essências, 37 são de flores e uma é extraída de fonte de água pura.

Cada essência é indicada para um estado mental específico, transformando os aspectos negativos (Orgulho, Crueldade, Ódio, Egoísmo, Ignorância, Instabilidade Mental, Cobiça e Gula), em sentimentos e atitudes positivas (Paz, Esperança, Alegria, Fé, Certeza, sabedoria e Amor).

Para o Dr. Bach, deve ser tratada a personalidade da pessoa e não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia-a-dia), e nunca será erradicada exceto pelo esforço espiritual e mental. Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar.”

O princípio de cura de Bach é: não lutar contra a doença, mas sim trazer os defeitos da personalidade à consciência e criar assim, condições para poder elaborá-los e integrá-los de maneira equilibrada. As essências ancoram na personalidade as virtudes opostas aos vícios, trazendo, assim, a cura.

A Terapia Floral tem como maior objetivo equilibrar energeticamente, mentalmente e emocionalmente o indivíduo, tratando do doente e não da doença, curando a causa e não os sintomas, visando a sua harmonia e saúde, por métodos simples e naturais, integrando os diversos aspectos que compõem o ser humano.

Os Florais de Bach podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde bebês recém-nascidos até a mais alta idade. Eles podem ser usados em conjunto com qualquer outro medicamento, complementando os tratamentos médicos convencionais.

A Terapia Floral não dispensa o tratamento médico convencional.